Amor de Perdição, Camilo Castelo Branco – Série Grandes Livros – Episódio IV

amordeperdiocamilo [Documentário] Amor de Perdição, Camilo Castelo Branco   Série Grandes Livros   Episódio IV

Sinopse - “Grandes Livros” é um projeto multi-plataforma de divulgação da literatura portuguesa que envolve uma série de 12 documentários, com 50 minutos cada, narrados por Diogo Infante, ator e diretor do Teatro Nacional D. Mª II.

Visa contribuir para a promoção da leitura das grandes obras da literatura portuguesa junto de todas as faixas etárias de falantes de português. Cada episódio contará com a participação dos principais especialistas na obra e/ou no autor em análise.

Fruto do romantismo exacerbado da própria vida do autor, Camilo Castelo Branco, Amor de Perdição permanece uma das mais eternas histórias de amor da literatura portuguesa. O romance trágico de Simão Botelho e Teresa de Albuquerque, com Mariana da Cruz a formar o triângulo amoroso, é ainda hoje alvo de adaptações ao cinema, ao teatro e de inspiração para os corações mais sensíveis.

Publicado em 1862, e se crermos nos testemunhos escritos de Camilo, o livro foi escrito nos “catorze dias mais tormentosos” da sua vida. Preso na Cadeia a Relação do Porto por ter “copulado com mulher alheia”, a sua Ana Plácido, o autor buscou na sua genealogia a inspiração para esta versão portuguesa de “Romeu e Julieta”. O seu tio Simão havia conhecido os calabouços daquela prisão e também “amou, perdeu-se e morreu amando”.

Num leque de personagens-tipo do Romantismo, Camilo desenhou um drama intemporal, com morte, devaneios, belíssimas cartas que extravasam os sentimentos do jovem casal apaixonado e duas famílias rivais que não toleram o romance. Com o auxílio de João da Cruz, de sua filha Mariana e de outras figuras de destaque, a intriga, a desgraça e o amor negado percorrem as páginas desta obra. No fim, só a morte permite que eles se encontrem, finalmente, juntos.

Documentário - Amor de Perdição – Camilo Castelo Branco

Duração: 50 minutos
Idioma: Português de Portugal
Tamanho: 460 mb


FileServeFileServeFileSonic.com - Free, simple and fast file hosting!

0 comentários: