Tiago Bettencourt – Acústico -- 2012


" “Carteiros” era o nome carinhoso que chamávamos, na altura dos Toranja, a quem só conhecia a “Carta” sem prestar atenção ao resto do nosso repertório. Sabíamos destingui-los no fluxo de novo publico que aparecia no concerto quando a começávamos a tocar, e que ia logo embora quando a música acabava. Percebíamos que era normal: a Carta foi efetivamente a música que por qualquer razão ultrapassou as fronteiras do publico que seria esperado para uma banda nova de rock. 
Foi o segundo single, logo depois do “cenário”, do primeiro álbum dos Toranja. Já nessa altura começávamos a encher pavilhões desportivos nas festas universitárias, mas depois de termos ganho o globo de ouro de melhor canção a coisa mudou de figura. Antes de a gravarmos, a “Carta” demorava aproximadamente 10 minutos. 
O último verso (...ainda magoas alguém...) era repetido a seguir a cada refrão. Numa onda “Lou Reediana” lembro-me de a tocar a primeira vez para o publico sentado no relvado do palco secundário do Festival Vilar de Mouros. 
No pico daquela calma tarde de verão foi a maior ovação do concerto e o primeiro sinal de que a canção teria um caminho longo. A versão mais polida e editada gravada um ano depois em CD com a ajuda do produtor João Martins, veio provar isso mesmo. 
Em menos de nada a “carta” deixou de ser uma canção minha para passar a fazer parte da vida de muitas outras pessoas, com outras vidas, outros olhares, outros gostos, e principalmente outras interpretações do que eu tinha escrito naquela manhã ainda em casa dos meus pais. Foi talvez o principio oficial da minha carreira como músico e a prova clara de que a Arquitectura ia ter que esperar mais uns aninhos... 
 
Para tocar comigo esta versão ao vivo quis ter ao meu lado o meu amigo e guitarrista dos extintos Toranja, Ricardo Frutuoso. Esta nova gravação acústica e rearranjada, trouxe inesperadamente nova vida à Carta e mais uma vez a certeza de que as canções mais simples, por vezes, são as que resistem ao tempo." (Tiago Bettencourt)
 
 
http://adfoc.us/9126013547571
ou
http://j.gs/1dlo
ou
http://j.gs/1dlp
ou
http://j.gs/1dlq

0 comentários: