Coppola presente no Estoril Film Festival



Coppola presente no Estoril Film Festival


Francis Ford Coppola, vencedor de cinco Óscares da Academia e de duas Palmas de Ouro do Festival de Cannes vai estar presente em Novembro no Estoril Film Festival. Esta é a primeira vez que o realizador vem a Portugal.

Francis Ford Coppola vem ao Estoril apresentar o seu último filme Tetro e além de estar presente na ante-estreia nacional do filme, fará um encontro com o público português.
Tetro, rodado na Argentina, tem Vincent Gallo e a espanhola Maribel Verdú como protagonistas e conta ainda no seu elenco com as presenças de Klaus Maria Brandauer e de Carmen Maura. O filme estreou no Festival de Cannes no passado mês de Maio.

Nascido em 1939 na cidade norte-americana de Detroit, Francis Ford Coppola estreou-se no cinema no início dos anos 60, assinando o seu primeiro filme como realizador, Dementia 13, em 1963. O Padrinho (1972), O Padrinho Parte 2 (1974), A Conversação (1974) e “Apocalypse now” (1979) consagraram-no como um dos mais importantes cineastas mundiais dos últimos 40 anos. O seu último trabalho, antes de Tetro, foi Youth Without Youth (2007) que teve também a sua estreia nacional no Festival do Estoril há dois anos.

Além de realizador, Francis Ford Coppola é um dos mais celebrados argumentistas e produtores norte-americanos, tendo o seu nome associado a filmes como Platoon de Franklin J. Schaffner, American Graffiti e THX 1138 ambos de George Lucas, Kagemusha de Akira Kurosawa ou Hammett de Wim Wenders.

O Estoril Film Festival decorre no Centro de Congressos do Estoril e no Casino Estoril de 5 a 14 de Novembro.

O Estoril Film Festival, com esta sua terceira edição, torna-se uma referência incontornável no panorama dos festivais internacionais e pretende, mais uma vez, celebrar o Cinema como verdadeira Sétima Arte, confrontando o seu passado, o seu presente e futuro e a sua relação permanente com as outras formas de expressão artística.

Pretende ser um ponto de encontro entre o público, realizadores, conceituadas personalidades do mundo das artes e um palco permanente de discussão, reflexão, debate e, acima de tudo, um espaço onde se descubra ou redescubra a Arte Cinematográfica.


0 comentários: