O Delfim, José Cardoso Pires – Série Grandes Livros – Episódio III

grandeslivros [Documentário] O Delfim, José Cardoso Pires   Série Grandes Livros   Episódio III

Sinopse - “Grandes Livros” é um projeto multi-plataforma de divulgação da literatura portuguesa que envolve uma série de 12 documentários, com 50 minutos cada, narrados por Diogo Infante, ator e diretor do Teatro Nacional D. Mª II.

Visa contribuir para a promoção da leitura das grandes obras da literatura portuguesa junto de todas as faixas etárias de falantes de português. Cada episódio contará com a participação dos principais especialistas na obra e/ou no autor em análise.

delfimjosecardosopires2 [Documentário] O Delfim, José Cardoso Pires   Série Grandes Livros   Episódio III

Considerado um dos melhores romances do século XX, “O delfim” foi publicado em 1968 – ano que também assinala a morte política de Salazar. A ação tem início com o retorno de um escritor à Gafeira, aldeia perdida algures em Portugal, um ano depois de sua primeira visita. No local há uma lagoa, e os direitos de caça, bem como a propriedade da mesma, vinham há séculos sendo monopolizados pela família do engenheiro Tomás Manuel Palma Bravo – o Delfim e, simultaneamente, o representante de uma classe em acelerada decadência, espelho de um regime também ele decrépito. No seu retorno à Gafeira, um ano depois, o narrador é confrontado com as morte da esposa de Tomás Bravo e do seu criado, ocorridas em circunstâncias misteriosas. Entretanto, o engenheiro Palma Bravo também sai de cena e dá-se a consequente socialização da lagoa, agora usufruída por todos.

A tentativa de elucidação dos crimes constitui a tónica da narrativa, aparentemente policial. Ao deparar-se com diferentes olhares acerca do crime, o narrador percebe o comprometimento de alguns depoimentos com a ideologia vigente, o que os tornaria parciais. Significativa é também a presença do nevoeiro, denso e omnipresente, numa metáfora à sociedade portuguesa condicionada por um regime político castrador a caminho de um fim ambicionado.

Documentário – O Delfim, José Cardoso Pires – Série Grandes Livros Episódio III

Duração: 50 minutos
Idioma: Português de Portugal
Tamanho: 420 mb


FileServeFileServeFileSonic.com - Free, simple and fast file hosting!

0 comentários: