Peregrinação, Fernão Mendes Pinto – Série Grandes Livros – Episódio II

grandeslivros [Documentários] Peregrinação, Fernão Mendes Pinto   Série Grandes Livros   Episódio II

Sinopse - “Grandes Livros” é um projeto multi-plataforma de divulgação da literatura portuguesa que envolve uma série de 12 documentários, com 50 minutos cada, narrados por Diogo Infante, ator e diretor do Teatro Nacional D. Mª II.

Visa contribuir para a promoção da leitura das grandes obras da literatura portuguesa junto de todas as faixas etárias de falantes de português. Cada episódio contará com a participação dos principais especialistas na obra e/ou no autor em análise.

mapafernaomendespinto [Documentários] Peregrinação, Fernão Mendes Pinto   Série Grandes Livros   Episódio II

Na obra, o autor narra a sua vida de aventuras e desventuras e as suas viagens pelo Oriente, ao longo de 21 anos, em relatos de enorme riqueza, com descrições muito pormenorizadas dos povos, das línguas e das terras por onde passou. Estas descrições revelam uma enorme admiração e fascínio pela grandiosidade dessas civilizações. Chegando mesmo a pôr na boca de personagens orientais críticas à cobiça e ambição dos mercadores e militares ocidentais. Por outro lado, no Ocidente da época ninguém acreditava que o Oriente fosse assim tão rico e tão diferente quanto a tradições culturais. Por estes factos, o autor é acusado por muitos de exagero, tendo ficado célebre o dito popular «Fernão, Mentes? Minto!» Mas hoje é consensual o valor histórico e literário da sua obra, feita de elementos verídicos e de ficção. Suspeita-se que algumas partes dos seus escritos tenham sido destruídas pelos Jesuítas através da Inquisição.

Quando foi publicada a obra torna-se um sucesso em toda a Europa, pelos conhecimentos amplos sobre o Oriente, tendo dezanove edições em seis línguas nos anos seguintes.

Duração: 50 minutos
Idioma: Português de Portugal
Tamanho: 420 mb
FileServeFileServeFileSonic.com - Free, simple and fast file hosting!

0 comentários: