Com tripla platina garantida - Tony Carreira "Homem que sou"

Tony Carreira (nascido em Armadouro, na região de Pampilhosa da Serra) é um cantor português, muito popular entre as comunidades portuguesas imigrantes em França.
Participa no Prémio Nacional de Música, em 1988, na Figueira da Foz, com a canção "Uma noite a teu lado", que acaba por ser uma das 8 seleccionadas para o Festival da Canção da RTP desse ano, entre 1000 participantes. Assina o seu primeiro contrato discográfico em 1990, com a Discossette, por 3 anos. O seu primeiro disco é gravado em 1991, com o título "É Verão em Portugal". Uma das canções dessa disco é dedicada ao seu primeiro filho. Chamava-se "Meu herói pequeno". O tema, passado muitas vezes na rádio, por especial intervenção do apresentador Carlos Ribeiro, torna-se um sucesso. Grava novo disco em 1992, com o nome "Canta canta Portugal", sem assinalável sucesso, que conduz ao fim do contrato. O ano de 1999 trouxe uma viragem à sua carreira. Começou a dedicar-se às baladas de amor, que sempre acarinhou. Editou o álbum "Dois corações sozinhos", que incluiu canções como "Depois de ti (mais nada)". Foi disco de platina. Recebeu o prémio da TVI para a melhor interpretação masculina e para a melhor canção romântica.Foi em Janeiro de 2000 que se consagrou no teatro Olympia, em Paris. O seu espectáculo foi gravado, dando origem à edição do álbum "Tony Carreira ao vivo no Olympia", que viria a obter tripla platina. Manteve-se nas listas dos discos mais vendidos durante 54 semanas, 37 das quais em primeiro lugar.Em 2001, um ano mais tarde, Tony voltou ao palco do Olympia, mais uma vez com grande sucesso.2002 trouxe o cantor a um emocionante concerto no Coliseu de Lisboa. Editou "Cantor de Sonhos".Celebrou 15 anos de carreira em 2003, com um concerto de grande dimensão no Pavilhão Atlântico, em Lisboa. O concerto foi gravado em CD e DVD, com o nome "Tony Carreira ao vivo no Pavilhão Atlântico", tornando-se quádrupla platina.Um novo álbum de temas inéditos foi lançado em 2004. Participação especial em Vidas Proibidas.Em Maio de 2006, realizou um novo concerto no Pavilhão Atlântico, com lotação esgotada várias semanas antes. Nesse mesmo ano, em Setembro, realizou um concerto em Carcavelos, para ajudar os bombeiros voluntários locais.Em meados de Dezembro de 2006, foi lançado um novo álbum intitulado "A Vida Que Eu Escolhi", um CD composto por músicas inéditas, que, segundo os fãs, representa possivelmente o auge na sua carreira como poeta e cantor de cantigas de amor. Este álbum obteve um grande sucesso, chegando à dupla platina em pré-venda e mais tarde à quádrupla platina.No âmbito da celebração dos seus 20 anos de carreira, apresentou-se ao público, em Março de 2008, para dois concertos no Pavilhão Atlântico, ambos com lotação esgotada, em 2 dias consecutivos.

Chega hoje às lojas e é, à partida, tripla platina, graças a encomendas superiores a 30 mil cópias. É assim que Tony Carreira marca o regresso aos discos, com “Homem Que Sou”.
Tony já definiu este projecto como consequência da ousadia de cantar “temas difíceis”. Apesar de tudo, foi o disco que menos tempo levou a preparar, tendo abdicado das férias para trabalhar neste projecto, em cooperação com o seu habitual parceiro de escrita e produtor, Ricardo Landum. Primeiro, trabalharam em Lisboa, depois partiram para o Algarve e Outubro foi o mês das gravações, que decorreram em Paris.
Com uma excepção. Houve um tema que foi gravado em Milão, contando com a colaboração de um nome histórico da canção ligeira italiana, Totó Cotugno, que já vendeu cem milhões de discos na sua carreira. A parceria nasceu de uma admiração antiga de Tony Carreira por “Lasciatemi cantare”, do italiano. O convite de Tony foi aceite por Cotugno, que gravaram agora esse grande êxito, agora rebaptizado de “A Cantar”. É o primeiro dueto de estúdio num disco do artista português.
“Homem Que Sou” é o 14º disco de originais de Tony e sucede a “A vida que escolhi”, lançado há dois anos e uma longa temporada de concertos, que assinalou os seus 20 anos de carreira.
O anterior disco vendeu 140 mil exemplares.
No total, são 14 canções, sendo que o single de lançamento, “Porque é que vens” é definida pelo cantor como “provavelmente a mais bonita balada que alguma vez compus”.
O trabalho é lançado em várias opções, incluindo um CD+DVD, com documentário e fotografias, e uma edição limitada, com caixa metália, CD+DVD, postais autografados e uma t-shirt.

0 comentários: