Wireshark 1.2.4 – A informação via Wireless é segura?



Este tema levanta sempre alguma celeuma, principalmente porque alguns utilizadores entendem que é conhecimento a mais nas mãos de quem não o domina, tornando o programa numa ferramenta utilizada para fins menos lícitos. Entendemos que não e a troca de conhecimento potencia desenvolvimento, no prato da balança, os aspectos positivos notoriamente sobrepõe os potenciais riscos.

O tema deste artigo é: sniffing. Basicamente o sniffing é “cheirar” algo, no contexto das redes é captar tráfego (pacotes de dados) para posteriormente analisar. Ora bem, este processo é normalmente realizado através de um sniffer que não é nada mais nada menos que um software (também pode ser hardware, mas sempre com software à mistura) capaz de analisar o tráfego que anda na nossa rede.

O processo de captação dos pacotes que andam a navegar na rede é realizado através da ajuda das placas de rede que cada computador possui.

Resumindo, eu instalo um snifer numa máquina, ligo-me a uma rede via wireless ou wired (cabo) e basicamente tudo o que passa na rede cai no nosso snifer.

Para que é que eu preciso de um snifer?

Para muitos, é uma poderosa ferramenta de trabalho, para outros é aquela ferramenta capaz de apanhar umas passwords na rede (em plain text de preferência), alguns dados confidenciais, decifrar chaves de rede, etc, etc, se esses dados não são encriptados antes de serem enviados pela rede… maravilha… passam em claro na rede, perceptíveis por qualquer utilizador.

Quanto ao Wireshark (antigo Ethereal), para mim é simplesmente o melhor snifer grátis!!! (eu sei que também há o tcpdump :) , mas este não tem GUI ).

O Wireshark permite analisar os pacotes recebidos e transmitidos por qualquer interface de rede e organiza-os por protocolo (TCP, UDP, ICMP, etc). Permite que sejam aplicados filtros por forma a minimizar os resultados de uma determinada análise de rede. Para que o Wireshark funcione, é necessário ter o WinPcap instalado (normalmente vem no pacote do wireshark) que disponibiliza as bibliotecas necessárias para que as interfaces possam captar os pacotes da rede.

O software permite ainda que se guardem todas as nossas “capturas” num ficheiro de texto ou numa extensão reconhecida pelo software. Basicamente o Wireshark, mostra-nos em tempo real, tudo o que anda na rede, a nu.

Bem, vamos à prática:

1) Efectuar o download do Wireshark

2) Instalar o Wireshark

3) Executar o programa: Iniciar–> Programas –>Wireshark

4) Para começar a captar os pacotes que andam na nossa rede, temos que inicialmente escolher qual a interface de rede que vai estar à escuta de pacotes. Para definir as interfaces ir a Capture->Interfaces

Atenção: algumas das placas wireless (muitas) não funcionam em modo promíscuo. Desta forma basta ir às opções dessa interface e tirar o vista da checkbox que diz: “Capture packets in promiscuous mode

5) Para começar o processo de sniffing, basta fazer start na interface que pretendemos e ver os pacotes a caírem no nosso programa.

Divirtam-se… Vejam a Internet a nu.

0 comentários: