Wubi – Como Instalar Ubuntu a partir do Windows

Nos dias de hoje muito se tem ouvido falar sobre sistemas operativos, nomeadamente, Mac OS, Windows e Linux. Muitos são os que se interessam e têm curiosidade de experimentar o Linux por mais variadíssimas razões, como por exemplo, o facto de ser open source, gratuito ou por mera curiosidade.

Por vezes a dificuldade passa por, como é que eu instalo? Irei danificar a minha máquina? Dá para correr juntamente com o Windows? E se eu depois desejar retirar o Linux, como faço? Tenho de Formatar o disco inteiro voltar a instalar o Windows?

Bem, a resposta a isto é… Não.

No entanto, a apresentação deste tutorial deveu-se ao contacto de um dos nossos leitores, que é cego, que queria experimentar o sistema, mas devido à sua limitação não conseguia instalar. Depois de termos reunido e discutido a situação chegamos à conclusão de que o Wubi provavelmente seria a melhor solução para este tipo de pessoas, que infelizmente, são muitas vezes “marginalizadas” no mundo informático no que se trata a suporte para pessoas com deficiência.

De forma a responder a estas questões eis o que deverão fazer para em pouco tempo estarem a trabalhar em Linux, mais propriamente, Ubuntu.

Para realizar o seguinte tutorial irão necessitar do seguinte material:

  • Uma máquina com Windows (xp, vista ou 7)
  • Um CD/Imagem/Usb com o Ubuntu 10.10

Após termos entrado na nossa sessão do Windows devemos introduzir o CD/Imagem/Usb com o Ubuntu. Na janela que irá aparecer devemos seleccionar a que diz “Instalar dentro do Windows”.

Após isto irá aparecer uma janela a pedir para seleccionarmos vária opções, nomeadamente:

  • Em que partição/disco queremos instalar
  • A quantidade que queremos que o sistema operativo Ubuntu ocupe
  • O tipo de ambiente de trabalho
  • O idioma do Sistema Operativo
  • O nome de utilizador
  • E a password

Feito isto clicamos no botão Instalar.

Aguardamos que a instalação acabe.

Seleccionamos a opção “Reiniciar agora” e clicamos no botão “Terminar”.

Feito isto o Windows vai reiniciar. Assim que a máquina começar a reiniciar irá aparecer a típica janela de Dual Boot com as opções Windows e Ubuntu (podendo eventualmente ter mais, dependendo se têm ou não mais do que um sistema operativo já instalado). Vamos seleccionar, como é óbvio, a opção Ubuntu para que este termine a sua configuração.

O Ubuntu vai pré-carregar os ficheiros e drivers necessários para se proceder à conclusão da instalação do sistema operativo. Enquanto isso podemos aguardar contemplando a janela de loading minimalista do Ubuntu.

Tendo a instalação do Ubuntu realizado todo o processo de loading dos componentes necessários ao seu funcionamento. Feito isto, o instalador vai verificar a configuração estabelecida para a instalação de forma a se considerar que tudo se encontra em perfeitas condições para se proceder a uma instalação com sucesso.

Verificada as configurações é só aguardar que o sistema seja instalado. Enquanto isso, podemos ir lendo as novidades que poderemos encontrar no novo sistema.


Após término da instalação o computador vai reiniciar e vai-nos aparecer o menú de selecção dual-boot para escolhermos entre o Ubuntu e o outro nosso sistema operativo de eleição, neste caso o Windows. Neste caso vai-nos interessar seleccionar seleccionar o ubuntu que foi o que acabamos de instalar.

Após este realizar o loading vai-nos aparecer a janela para introduzirmos as credenciais que estipulamos anteriormente.

Feito isto é só desfrutar do sistema operativo. Caso não desejem mais ter o disco ocupado com o sistema operativo Ubuntu, basta iniciarem a vossa instalação do Windows, a partir da qual instalaram o Ubuntu a partir do Wubi, e ir ao “Adicionar/Remover programas” e desinstalar.

0 comentários: