Episódio 2 - em território selvagem
Esta série de três episódios apresenta especialistas a discutir as questões ambientais e de conservação em causa, e questiona quanto do mundo revelado em "Planeta Terra" voltará a ser visto.
Com contribuições de eminentes cientistas, teólogos e conservacionistas, incluindo Jonathan Porritt, E.O. Wilson, Tony Juniper, Sir David Attenborough e o Arcebispo da Cantuária, a série analisa a crise ambiental do planeta e examina quais poderão ser as soluções, caso existam.
Sinopse - A segunda parte olha para a potencial influência do Homem sobre as áreas selvagens do planeta. À medida que a população humana aumenta, apenas um quarto da superfície terrestre da Terra permanece inabitada (para além da Antárctida). Apesar de 12% dessa superfície estar protegida, isso pode ser suficiente, desde que esses locais não sejam apenas recintos fechados e que as zonas limítrofes sejam geridas. As montanhas Simien, na Etiópia, estão a ser cada vez mais utilizadas para terrenos agrícolas e este exemplo leva-nos à questão do excesso de população. Alguns dos entrevistados argumentam que não se trata apenas de uma questão de números, a forma como os humanos consomem os seus recursos, também é importante. Contudo, há quem acredite que o mundo seria muito mais sustentável se o nível populacional fosse reduzido para cerca de metade do seu nível actual. Jonathon Porrit acredita que isto poderia ser feito de forma simples, através de uma boa educação sobre planeamento familiar. O consumo de água potável também é sublinhado. Existem hoje mais 40 mil barragens do que em 1950. A controvérsia sobre a exploração petrolífera no Refúgio Nacional de Vida Selvagem do Árctico é debatida por ambos os lados da barricada. O tema da biofilia também é abordado, e David Attenborough acredita que o amor inato de uma criança pela vida selvagem, perde-se na idade adulta. A Costa Rica dá-nos uma resposta para a desflorestação, país em que os agricultores são pagos para devolverem as suas pastagens à floresta, pelos seus serviços hídricos. O programa também fala das alterações climáticas, que ocorrem actualmente a um ritmo mais rápido do que nunca.
Episodio 1
Download WEB
0 comentários:
Enviar um comentário