BBC: Planeta Terra: O Futuro - Episódio 3 (Viver em Conjunto )


Episódio 3 - Viver em Conjunto

Esta série de três episódios apresenta especialistas a discutir as questões ambientais e de conservação em causa, e questiona quanto do mundo revelado em "Planeta Terra" voltará a ser visto.
Com contribuições de eminentes cientistas, teólogos e conservacionistas, incluindo Jonathan Porritt, E.O. Wilson, Tony Juniper, Sir David Attenborough e o Arcebispo da Cantuária, a série analisa a crise ambiental do planeta e examina quais poderão ser as soluções, caso existam.



Sinopse - O último programa aborda o futuro da conservação. Começa por olhar para os esforços anteriores. A campanha "Salvem as Baleias", que começou na década de 1960, parece ter tido um impacto limitado, uma vez que a caça às baleias continua, e as reservas de peixe estão em declínio. Nos anos 90, como chefe do Serviço de Vida Selvagem do Quénia, Richard Leakey, atacou o problema da caça ilegal, criando unidades armadas. Apesar de ter tido sucesso no salvamento dos elefantes, a medida prejudicou o povo Masai, que foi obrigado a sair das suas terras. Questiona-se a necessidade de "áreas fortalezas", dando-se como exemplo a recente descoberta do recife de coral de Raja Ampat, na Indonésia. Quanto mais turismo gerarem, maior é o potencial de destruição, para além da inevitável construção nas zonas costeiras. O desenvolvimento sustentável é visto como um assunto controverso, e um dos entrevistados vê-o como "uma contradição", tal como está definido actualmente. A caça desportiva também é tema de debate. Aqueles que a defendem, afirmam que gera riqueza para as economias locais, enquanto os que se opõem a ela, apontam par a redução no número de espécies como o markhor. O ecoturismo é apresentado como algo benéfico, já que é do interesse dos seus promotores proteger os seus ambientes. Porém, em certas áreas, como as florestas tropicais do Bornéu, a grande diversidade de espécies está a ser substituída por monoculturas. O papel da religião e da comunicação social na conservação é considerado de extrema importância. Os intervenientes no programa admitem um certo grau de preocupação relativamente ao futuro, mas também de optimismo.



Download WEB

0 comentários: